quarta-feira, 7 de julho de 2010

Hipocrisia x Indiferença

É fato: na vida, ou você age com hipocrisia ou com indiferença. Obviamente existem pessoas na vida as quais amamos verdadeiramente, como nossos amigos e nossa família, mas na maioria dos casos as pessoas não se importam, o que faz com que elas optem por uma das duas alternativas: ser hipócrita, fingir que gosta de todo mundo, mas saber exatamente as pessoas que realmente ama ou ser indiferente e simplesmente não se importar. Note que ser indiferente não quer dizer necessariamente desejar mal ou não ter compaixão, mas sim não ligar, não perder noites de sono por conta de uma pessoa que você mal conhece.
O indiferente abomina o hipócrita, pois o considera mentiroso e falso, prefere não sentir e não demonstrar do que tentar inventar um sentimento apenas para agradar algumas pessoas e a sociedade. Já o hipócrita considera o indiferente frio, incapaz de respeitar e amar as demais pessoas; amor realmente não existe, mas respeito sim. O fato da vida do resto do mundo não interessar ao indiferente não quer dizer que ele vá desrespeitá-los. Cada um na sua, assim que pensa este. A mídia, a maioria das religiões e a sociedade estimula o povo a ser hipócrita, enquanto o mundo corporativo e a economia os instiga a serem indiferentes.
Não cabe a mim julgar o que é certo ou errado, muito menos contestar o caráter e a capacidade de amar das pessoas, mas é certo que jamais alguém, com exceção de Jesus (para aqueles que acreditam Nele, como eu), vá amar todas as pessoas do mundo de maneira equivalente, portanto é necessário que cada pessoa tenha uma postura em relação a isso. E você, é hipócrita ou indiferente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário