sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sonhos

Sonhar é necessário. Você pode estar me achando o "Capitão óbvio" por dizer tal coisa. Talvez seja óbvio mesmo, mas se é tão óbvio porque tanta gente vive amargurada e conformada com uma vidinha medíocre e não corre atrás do que quer? Alguns dirão que é porque já se acham velhos ou porque não tiveram oportunidades suficientes, mas eu acho que não. O problema é que essas pessoas perderam a alegria de sonhar, idealizar e mais do que isso, correr atrás. É, correr atrás. Um exemplo disso é o meu pai, que tem vontade de mudar de vida, de crescer, mas já não tem mais "pique" pra sonhar, se acha velho. Eu fico torrando o saco dele para que ele se matricule numa faculdade ou num curso técnico, porque sei que ele tem capacidade. Ele chega a cogitar a hipótese, mas sempre diz a mesma coisa: "Não posso arriscar com a idade que tenho."
Queria que as pessoas tivessem durante toda a vida, a determinação e vontade que os jovens (em sua maioria) têm. Talvez eles não tenham tanta alegria para ousar pois já se decepcionaram muito com tentativas. Talvez não, pode ser que eles tenham perdido esse ânimo porque envelheceram, não só fisicamente, mas no espírito.
Eu penso que um homem que não sonha, já está meio morto. As maiores invenções e feitos nasceram numa idéia maluca de, provavelmente, mais um "idiota" que estava sonhando.
Mas tem uma coisa que é mais importante do que sonhar: Correr atrás dos seus sonhos. Sim, botar a mão na massa, dar o sangue, suar mesmo. As pessoas que mais tem sucesso na vida não são as que nascem com maior capacidade de aprendizagem, mas sim as que se esforçam para aprender o máximo possível. Essa é a mera e sútil diferença de um homem inteligente que sonha mas não é determinado, e de um homem comum que sonha, mas também ousa lutar por esse sonho.
Deixo aqui o meu recado: Sonhe e não desista desse sonho. Nem que seja um sonho idiota (como muitos que eu tenho), porque foram nas idéias mais imbecis que surgiram as maiores invenções e descobertas. Acredite em você mesmo, na sua capacidade, nas suas idéias e nos seus ideais. Você pode ir até onde você acha que pode ir. Se te disserem que não é capaz por não ter conhecimento, prove que ao menos você deu o seu máximo.
Lembre-se: Um homem que não sonha não vive, apenas sobrevive.

4 comentários:

  1. Concordo plenamente...
    afinal, se num fosse um cara sonhando que a Terra era redonda, possivelmente até hj acreditariamos que depois do hoizonte há um precipicio!

    ResponderExcluir
  2. Aquele lance de sonhar sem tirar os pés do chão é q mata...
    Seu pai poderia mto bem se jogar de cabeça numa faculdade, mas acontece que alguém tem que por comida na mesa!
    Tudo fica mais fácil quando vc "pode" entrar numa dessa. Caso contrário, pensar sobre o assunto e ver que infelizmente não dá mais, só piora as coisas.

    ResponderExcluir
  3. Mas fora isso...
    Pensamos meio que parecido xD
    Isso é bom!

    ResponderExcluir
  4. Concordo, sonho move tudo, se não sonhar, e fazer, não inovação. A questão de parar de sonhar não vem só com o tempo, mas com as decepções. Outro dia tava vendo LOST, última temporada né, ashuuashas, e lá mostrava um dos personagens na cadeira de roda, e uma frase que ficou na minha mente:"Jonh Locke é apenas um homem que perdeu totalmente sua fé". talvez após muitas decepções, desilusões e etc os seres humanos podem se tornar sem fé, sem sonhos, sem perspectiva, e o que continuam vivos se tornam apenas "máquinas"

    http://candrevasblog.blogspot.com/

    P.S.: Seu blog ta falando que tem conteúdo adulto, não sei porque...Falows

    ResponderExcluir