quarta-feira, 27 de julho de 2011

Colocando pingos nos 'is'

Você já parou pra pensar no porquê de tantas ideias 'perfeitas' na teoria nunca saírem do papel? Me refiro a ideias como o Biodiesel e Carro Elétrico. Provavelmente, se já parou pra pensar, deve achar que os motivos são apenas interesses do governo, mas não são, existem várias explicações 'céticas' a respeito e explicarei abaixo as mais coerentes.
O Biodiesel é, atualmente, uma das maiores esperanças brasileiras como solução energética para os setores que utilizam combustível fóssil como fonte de energia (setor automobilístico, principalmente), ele é um combustível extraído do óleo vegetal e, ao ser queimado, libera uma quantidade muito menor de gases de efeito estufa que a gasolina, diesel e demais combustíveis utilizados atualmente, além de ser completamente sustentável. Não faz pouco tempo que se fala no Biodiesel como combustível alternativo aos combustíveis fósseis, mas se ele é toda essa maravilha que dizem, então por qual motivo o mesmo nunca sai do papel? Uma breve reflexão: como dito, o Biodiesel é extraído do óleo vegetal, mas para fazê-lo, sempre existe uma 'perda' de glicerina (sabão, basicamente), que, com a produção em massa, não se sabe se seria completamente aproveitada pelo mercado, além disso, a glicerina, quando queimada, libera substâncias que, segundo pesquisas, são cancerígenas. Mas não é só isso. Para se produzir óleo vegetal, é necessário que se cultive plantações e, com isso, só restam duas alternativas: sacrificar boa parte da agricultura para ter aonde cultivar as plantações para obtenção de óleo, ou desmatar; é evidente que ambas as alternativas são ineficazes. Além disso, a produção intensiva de biodiesel acaba detonando com a capacidade do solo, o que prejudica toda a fauna e flora local.
Carro elétrico. Parece lindo, não? Parece, mas não é. Atualmente, os automóveis utilizam motores à combustão interna, ou seja, eles transformam a energia térmica da queima do combustível em energia cinética para se movimentarem, mas com isso produzem gases poluentes que agravam o efeito estufa, que causam a chuva ácida, entre vários outros problemas que todos nós estamos cansados de saber, então por que não parar de usá-los e migrarmos para os carros movidos a motores elétricos? A matriz energética brasileira é constituída basicamente de hidroelétricas, devido ao enorme número de rios que temos em nosso país, porém, na maior parte do mundo, as principais usinas produtoras de energia são as termoelétricas. O que quero dizer com isso? Bom, se todos os carros com motores à combustão fossem substituídos por carros movidos à motores elétricos, inevitavelmente teríamos que aumentar a nossa matriz energética para suportar tal necessidade, e isso faria com que tivéssemos de criar novas termoelétricas, ou seja, deixaríamos de queimar gasolina, álcool, diesel ou gás natural nos nossos automóveis, para queimarmos carvão nas termoelétricas; ficaria elas por elas.
O Biodiesel e o Carro Elétrico não são as únicas ideias que são vendidas pela mídia como perfeitas e que possuem vários defeitos, são apenas dois exemplos, a questão é que sempre existe algum motivo que ainda não nos foi esclarecido para algo que parece perfeito ainda não existir na prática. Às vezes a explicação não está ao nosso alcance, mas nada é por acaso. Sempre existe explicação. Mesmo.

4 comentários:

  1. E aew, véi! Resolvi fazer uma visita ao vosso blog novamente.

    Só uma informação acerca da termeletricidade: Quando o insumo energético, quase sempre nas plantas de cogeração, é o bagaço e a palha da cana-de-açúcar, há uma redução (isso mesmo, redução) do gás carbônico presente no ar, considerando o ciclo de vida completo da cana. Quero dizer, a quantidade de CO2 produzida pela conversão energética de uma certa quantidade de bagaço/palha (em hectares, e.g.) é menor do que a quantidade de CO2 absorvida por essa mesma quantidade de cana, desde a plantação até o corte. Portanto, redução de CO2.

    Até já!

    ResponderExcluir
  2. Opa, valeu pela informação Símio! Ah, consegui estágio na Carrier de condicionadores de ar, cara :D

    ResponderExcluir
  3. Tô sabendo! Acompanhei isso lá na comunidade.

    Parabéns! Daqui a pouco você já vai estar na gerência. :D

    ResponderExcluir