terça-feira, 25 de outubro de 2011

Umbigocentrismo

Te convido a fazer uma experiência: após desabafar sobre um problema que você tem com algum amigo seu, preste bastante atenção na resposta e no conselho dele; em 90% dos casos ele vai dar um exemplo da própria vida e aproveitar pra dizer algum caso particular. No fundo, o seu pepino não interessa a ele, o que importa é a ligação que o mesmo consegue fazer entre o problema e qualquer coisa que ele já tenha vivido. Quer dizer que as pessoas são arrogantes demais para se preocupar até mesmo com os próprios amigos? Arrogante seria uma palavra muito forte, o mais correto seria falarmos em egocentrismo. O ser humano, quase que por necessidade, tem um botão 'foda-se' ligado sempre no piloto automático, que só é desligado em casos em que a (hipócrita) compaixão fala mais alto, mas na maior parte do tempo, tudo que nós queremos, acreditamos e vivemos, é para satisfazer algum desejo nosso.
"Ah, eu quero isso", "Ah, eu gosto dele", "Fulano é meu amigo", "Gosto de ajudar os outros"; você só quer isso, porque isso te traz uma boa sensação; você só gosta dele, porque algo nele te faz sentir bem; ele só é seu amigo, pelo fato dele ser uma pessoa que te faz bem; você só gosta de ajudar as outras pessoas, porque isso te faz feliz de alguma forma; não teria sentido fazer boas ações se elas não nos trouxessem alegria para viver. Nós não somos felizes porque os outros nos fazem felizes, mas sim porque nós criamos nossa própria felicidade por conta dos bons sentimentos que eles nos trazem, mesmo que não admitamos. Porque, honestamente, no fundo você nem liga para as outras pessoas; você se importa com o seu amor pela pessoa, com a sua amizade, a sua lealdade, com a sua popularidade, mas com o próximo mesmo, você não se importa. Mas fique tranquilo, você não é o único, todo mundo faz a mesma coisa com você. A única verdade que existe (para nós) é a nossa, as outras só servem para comparação. Sem hipocrisia.

2 comentários:

  1. Infelizmente é verdade, nós nem percebemos que fazemos isso. Mas é complicado, é um tema muito complexo de ser explorado...

    ResponderExcluir
  2. Digitei a palavra umbigocentrismo e vim parar aqui. Parece que é um texto antigo, de cinco anos em um blog que nem sei se existe mais. Achei o texto meio confuso, ao falar sobre umbigocentrismo. Parece aqueles textos sobre inveja. Todo mundo é umbigocêntrico- é como se apontasse o dedo para condenar o leitor, ao mesmo tempo que o absolve, dizendo que todos são assim. Ou seja, uma ação só é tida como altruísta se vier desprovida de qualquer interesse pessoal e para que uma ação seja taxada como umbigocêntrica é suficiente um minimo de egoismo embutido nela. Estranho.
    E como é que eu sei que todo mundo é umbigocêntrico se não existe um contraponto para que eu possa fazer um contraste?
    O melhor a fazer nesses casos não é apontar o óbvio. O melhor a fazer nesses casos é viver e deixar viver.É ser egoísta e permitir que os outros também o sejam. Há muita gente que eu conheço que é carregada de defeitos e simplesmente não aceita que outras pessoas tenham estes mesmos defeitos, e isso é absurdo.

    ResponderExcluir